terça-feira, 27 de dezembro de 2011

o teu nome

A ideia foi do teu pai, mas de imediato me rendi a ela.
É um dos nomes de família da tua avó paterna.
Português. Tradicional. Despretensioso. Como eu queria.
Esperamos que venhas a gostar tanto dele quanto nós, Carmo.
  

Carmo:  Do hebraico karm - el , "jardim de Deus".

- dicionário de Antroponímia, Porto Editora

do enxoval



quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

meet the parents

A mãe e o pai também foram pequeninos...
Com quem será que te irás parecer?...


quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

coisas de raparigas



Fomos hoje às compras, juntas, pela primeira vez. Eu no quentinho do sofá, tu no quentinho do teu casulo.  Coisas de raparigas.
Com o tempo, havemos mesmo de ir às lojas, fazer intervalos para comer gelados, começarás a ter opinões, a fazer pedidos, birras, talvez até a espernear no meio da loja. E eu hei-de chorar, rir, transpirar e suspirar para depois acabar por te abraçar e cobrir de beijos. Coisas de raparigas.
Mais tarde havemos de discutir acerca do tamanho das mini saias, experimentar a mesma cor de batom, far-me-ás vestir coisas ridículas e seremos inevitavelmente apanhadas a berrar muito e a rir ainda mais. Mãe e filha. Boas amigas. Coisas de raparigas.
No que respeita a trapinhos, porém, talvez poupemos longas e dolorosas horas de conversa se souberes desde já que vestidos rosa-choque, laços, folhos, corações, rendas e piroseiras afins são extravagâncias que dificilmente irei permitir-te antes da maioridade. Coisas de mãe. ♡





daddy's girl (& mommy's world)

Às 20 semanas revelaste o teu segredo: és uma menina. Se eu estou feliz, o teu pai está em êxtase. Com menos de 5 meses de existência, tomaste-lhe o coração de assalto e tornaste-te a primeira, a única e a eterna mulher da vida dele. E eu, deliciada, testemunho com orgulho o amor que cresce entre vocês. ♡

imagem via RonyaGalka

























quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

borboletas na barriga

Dizem que uma grávida de primeira viagem tem dificuldades em perceber os primeiros movimentos do bebé. Só mesmo por isso é que não juro a pés juntos que és tu a pequena borboleta que esta semana comecei a sentir bater asas na minha barriga.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

15 semanas

Às 15 semanas, tivemos esperança de ficar a saber se és menino ou menina, mas decidiste usar o cordão umbilical para esconder o teu segredo. Sem saber explicar bem porquê, desconfiamos que és menina e começamos a pensar no nome que te havemos de dar.

Foi também esta semana que recebeste, de Itália, o teu primeiro presente: um par de sapatinhos, para te "dar sorte para o caminho".






sexta-feira, 14 de outubro de 2011

11 semanas

Às 11 semanas de gravidez (9 de ti): medes 54,6 mm, estás "grande" para a idade (tanto que o ecógrafo indica  12 semanas) e começamos a ouvir que, no tamanho, sais ao teu pai. 

Temos pena que não tenhas deixado que o médico te tirasse uma "fotografia" melhor mas isto não passa de curiosidade e pressa em te conhecer. Estás bem e tudo o resto é secundário.


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

amor

Devagarinho, o teu pai e eu vamos estudando a melhor forma de te receber na nossa casinha minúscula. Hoje definimos o sítio onde vais dormir nos primeiros tempos.






sábado, 24 de setembro de 2011

medos...

medos imediatos:
medo de te perder. medo de que não sejas saudável.

medos futuros:
medo de não estar à altura. medo de falhar.

"Todos os homens têm medo. Quem não tem medo não é normal." 

- Jean-Paul Sartre



quarta-feira, 21 de setembro de 2011

apetites

Acordo quase sempre com fome e com ganas de um pequeno-almoço disparatado, excessivo... e gordo. Apetecem-me doces e salgados, manteiga, ovos estrelados, presunto, rabanadas... e quase tudo o que me consiga passar pela cabeça. 

Nos dias em que não consigo resistir vou à rua, como uma torrada, juro a mim mesma que não tenho culpa se exageram na manteiga e, no fim, enxaguo a consciência com um sumo de laranja natural.

A maior parte dos dias - felizmente - porto-me como um boa menina e faço um pequeno-almoço saudável.


sábado, 17 de setembro de 2011

sete semanas


Em oito dias duplicaste de tamanho e medes 11,1 mm. Nós estamos cada dia mais conscientes de que o nosso pequeno milagre é mesmo verdade. 




quarta-feira, 14 de setembro de 2011

mas que sono é este?


Sono depois das refeições.
Sono antes das refeições.
Sono durante as refeições.

sábado, 10 de setembro de 2011

das barrigas das outras

"ter um bebé na barriga é ser uma barriga e ser feliz o dia todo, brincar às casinhas e ter medo de não poder pagar as contas. também é ter muita força e vontade de morder os maus (como um leão)"

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

6 semanas

Às 6 semanas, medes aproximadamente 5 milímetros e o teu coração, até onde nos é permitido observar, parece um pirilampo a piscar. 
grow strong and healthy
our little one.
we are here,
dreaming and waiting, 
wishing,
preparing, 
anticipating.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

positivo!

O teu pai e eu, de cronómetro na mão, a olhar para o pauzinho que mudaria o resto das nossas vidas. Quando o "+" apareceu, soubemos que nada voltaria a ser igual. Em dois minutos meticulosamente medidos, tínhamos passado a ser três. 

Assustados e felizes, telefonámos a cada um dos teus avós a contar a boa nova. E também para ouvir que "vai correr tudo bem" da boca de quem nos deu colo sempre que tivemos medo. Porque mesmo quando vamos ser pais, continuamos a precisar dos nossos. Talvez como nunca antes.

Para registo: acusaste sinal de vida em 31 de Agosto de 2011, 54 dias depois da consulta pré-natal.  (A consulta pré-natal é quando o médico das mães dá sinal verde para se iniciarem os trabalhos... mas voltamos a este assunto daqui a uns anos, pode ser?...) Assim sendo, e como os teus pais casaram a 30 de Agosto de 2011, foste a nossa grande prenda de casamento!!








terça-feira, 6 de setembro de 2011

o princípio

A primeira vez que o teu pai me disse "amo-te", foi num jogo da forca durante uma aula de matemática. Já lá vão mais de quinze anos. Há pouco mais de um ano, escolheu o mesmo método para me dizer que te desejava. "Quero dar um neto ao teu pai" foi o que ele escreveu. E eu, num misto de surpresa e alegria, adivinhei.

Sabes?... Há exactamente 41 anos, no dia 06 de Setembro de 1970, os pais do teu pai casaram. Oito anos depois, nasceu o teu pai. Se tudo correr bem, nascerás daqui a oito meses.